O termo CHARGEBACK vem se popularizando principalmente entre os usuários de cartão de crédito, sejam eles comerciantes ou consumidores.
O termo chargeback – que vai além de um simples estorno (o que a mera tradução nos leva a entender) é um processo para desfazimento da transação efetuada, que ocorre quando o titular do cartão de crédito contesta uma cobrança em sua conta diretamente com seu banco ou sua instituição financeira, normalmente por fraudes, insatisfação com o produto ou serviço, erros ou mal entendidos nas transações.
Nesses casos, o banco, ou quem lhe faz as vezes, investiga a reclamação e, se considerada legítima, inicia um chargeback para o comerciante ou para a empresa que originou a transação, e os valores dela decorrentes são devolvidos à conta do titular do cartão.
Para os comerciantes e empresários, no entanto, as consequências imediatas desse procedimento podem incluir a perda da venda original e do lucro, além de taxas e penalidades decorrentes de disputas excessivas.
Além disso, o relacionamento dos comerciantes com seus fornecedores pode sofrer danos, assim como sua reputação e sua marca, uma vez que disputas excessivas podem indicar problemas com a qualidade do produto ou a prestação dos serviços, levando a comentários negativos e impactando diretamente a confiança dos clientes e o valor do negócio.
Nesse sentido, é de extrema importância que empresários utilizem-se de medidas para evitar o chargeback, como fornecer informações claras e precisas sobre produtos e serviços, informar as políticas de reembolso de forma clara e efetiva, adotar sistema de prevenção de fraudes eficazes em que se possa verificar a identidade do cliente, e sobretudo, monitorar as transações para detectar atividades potencialmente fraudulentas.
Além disso, é muito importante que os comerciantes estejam atentos aos prazos de resposta de eventuais chargebacks, conheçam as leis e os regulamentos aplicáveis às transações de comércio eletrônico em sua região e estejam em conformidade com as regras e políticas de privacidade, de proteção de dados, e direitos do consumidor, oportunidade em que poderão minimizar as repercussões negativas do ocorrido.